ALTITUDE ORTOMÉTRICA E ALTITUDE GEOMÉTRICA – VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ELAS?
A maioria dos profissionais da área da agrimensura, cartografia e topografia já estão bem habituados com estes termos.
Porém, não é difícil ainda encontrarmos problemas em trabalhos por falta de melhor compreensão dos mesmos.
E você Engenheiro Civil, Arquiteto ou estudante? Sabe o que são e quais as diferenças entre eles?
Para a melhor compreensão dos conceitos, precisamos antes, abordar mesmo que resumidamente alguns tópicos.
Vamos lá!
TIPOS DE SUPERFÍCIE
Existem algumas maneiras diferentes de representarmos a superfície do nosso planeta, vamos aqui resumir duas:
Superfície Geométrica ou Elipsóide
Uma esfera ligeiramente achatada em seus polos. É a superfície utilizada para cálculo das projeções cartográficas e suas respectivas coordenadas na superfície terrestre.
O modelo é utilizado para este fim pois proporciona uma formulação matemática bem definida, desconsiderando as irregularidades topográficas existentes.
Superfície Geoidal ou Geóide
Superfície com equipotencial gravitacional coincidente com o nível médio não perturbado dos mares e prolongada ao longo dos continentes.
Diferente do Elipsóide, o Geóide possui uma forma irregular, já que as atrações gravitacionais são diferentes em determinados pontos da Terra de acordo com a distribuição de massa.
É devido a esta irregularidade, que o Geóide não é utilizado como modelo para posicionamento de pontos geodésicos.
Não falaríamos do Geóide se ele não fosse importante para nosso post não é mesmo? Então, saibam que o Geóide é o modelo utilizado para a determinação das altitudes ortométricas, que explicaremos mais adiante.
ALTITUDE GEOMÉTRICA E ALTITUDE ORTOMÉTRICA
Com o advento dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite(GNSS), diversos equipamentos e metodologias trouxeram enorme praticidade para realização de trabalhos ligados ao posicionamento.
Como já falado, a superfície utilizada para cálculo das projeções cartográficas e suas respectivas coordenadas é o Elipsóide de referência, logo é referenciada a esta superfície que estão as informações trazidas pelos receptores GNSS utilizados em trabalhos topográficos e geodésicos.
A altitude determinada pelo receptor GNSS é chamada de Altitude Geométrica ou Elipsoidal, que é o valor da elevação de um determinado ponto da superfície terrestre em relação ao elipsoide.
Já a Altitude Ortométrica ou Geoidal, é o valor da elevação de um determinado ponto da superfície terrestre em relação ao Geóide.
A Altitude Ortométrica é a que deve ser utilizada nos trabalhos de Engenharia, uma vez que o fluxo dos fluídos será determinado pela gravidade do local.
ONDULAÇÃO GEOIDAL
Agora que você sabe a diferença entre os tipos de altitudes, deve estar se perguntando:
“Ok, mas como transformar a Altitude Geométrica em Ortométrica?”
A diferença entre a superfície Elipsoidal e Geoidal, chama-se Ondução Geoidal ou Altura Geoidal, sendo positiva quando o Geóide esta acima do Elipsóide e negativa na situação contrária.
No Brasil, o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) criou o modelo de ondulação Geoidal do Brasil chamado MAPGEO2015, que foi calculado utilizando-se cerca de 900.000 pontos de gravimetria terrestre.
Para utilizar o modelo, basta fazer o Download do programa no site do próprio IBGE através do link:
https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/modelo_geoidal.shtm
O programa é bem intuitivo e de fácil utilização. Após inserção dos dados de entrada, ele te retornará com o valor da ondulação geoidal do(s) ponto(s) de interesse.
Descoberto o valor da ondulação geoidal, o resto é matemática simples, basta preencher a equação com os valores obtidos para se chegar ao valor da Altitude Ortométrica.
Onde:
H=Altitude Ortométrica;
h=Altitude Geométrica;
N=Ondulação Geiodal;
Pronto! Agora você já sabe a diferença entre os tipos de altitudes e como obtê-las.
Até a próxima!
Gostaria de saber se o escoamento da água segue a altitude Geoidal ou Elipsoidal?
Segue a altitude ortometrica.